terça-feira, 6 de setembro de 2016

Não faça pelo seu filho o que ele pode executar sozinho!


Esta frase pode chocar muitos pais por entenderem que fazer algo para seu filho é uma atitude de amor.
Concordamos que o amor também é expresso em atitudes porém, eximir seu filho de responsabilidades que ele pode executar sozinho é a mesma coisa que dizer: você é incapaz de fazer!
Um estudo realizado pela pesquisadora Célia Matte-Gagné, da Universidade de Montreal com 78 mães e filhos mostrou que, quando elas dão autonomia às crianças, há um impacto positivo na função executiva, um dos pilares do desenvolvimento cognitivo. Essa função engloba a memória de trabalho, raciocínio, capacidade de resolução de problemas e flexibilidade de tarefas, além da capacidade de planejamento e execução de atividades.

Para o estudo, as famílias foram visitadas em duas ocasiões: quando a criança tinha 15 meses e depois, ao completar 3 anos. Na primeira visita, foi pedido à mãe que ajudasse o filho a completar uma tarefa com um nível de dificuldade consideravelmente alto. Essa atividade durava cerca de 10 minutos e foi gravada em vídeo para que os pesquisadores pudessem analisar o tipo de suporte materno. Ou seja, se ela o encorajava, se era flexível, se incentivava e respeitava o ritmo da criança.
Quando as crianças completaram 3 anos, os cientistas, por meio de uma série de jogos adaptados, avaliaram a força da memória de trabalho e da capacidade de pensar sobre vários conceitos simultaneamente. Aquelas que obtiveram melhores pontuações tinham mães que ofereciam um suporte consistente ao desenvolvimento de sua autonomia[i].

Dicas para oportunizar a autonomia da criança:
- Ao invés de entregar algo pronto para seu filho, chame-o e peça  para te ajudar a realizar! Fazer juntos auxilia a interação, o diálogo e a motivação.

- Estimule para que a criança faça pequenas escolhas. Estimular uma criança a fazer escolhas é diferente de deixá-la mandar! Diariamente temos possibilidades de escolher entre um alimento e outro, uma veste e outra, basta somente envolver a criança, estimulando-a a escolhas orientadas, dando oportunidade para a criança decidir o que é razoável e importante para sua família.

 - Conversar com a criança sobre: “Toda ação tem uma reação”, “ônus e bônus das nossas escolhas”, “você colhe o que você planta” é importantíssimo para o desenvolvimento do caráter dela.

- Se na caminhada da autonomia do seu filho der algo errado, ensine-o a lidar com as frustrações! Na vida com certeza aparecerão episódios frustrantes e que ele precisará estar pronto para encarar.

- Incentive-o a brincar! A brincadeira é extremamente importante para a autonomia da criança, planejamento das ações, interação social, limites, autocontrole sem contar na questão da criatividade!
O brincar é extremamente importante para a vida de uma criança. Nas próximas publicações falaremos um pouco sobre a importância de brincar.
E lembre-se: Dar autonomia para que seu filho realize ações é uma atitude de amor!


Um grande abraço e até mais!

Andréa Soares Delfin
Mestre em Políticas Públicas de Educação
Especialista em Psicopedagogia e neuroaprendizagem
Professora Titular do Curso de Pós em Psicopedagogia
Neuropsicopedagoga clínica
ABPp: 12069
andrea.delfin@inaspe.com.br

Ana Maria Leal Ghilardi
Psicóloga clínica
Orientadora familiar
Neuropsicóloga
CRP 06/40592-7
amleal30@ig.com.br 





[i]https://papyrus.bib.umontreal.ca/xmlui/bitstream/handle/1866/8983/Matte-Gagne_Celia_2012_these.pdf?sequence=2


Nenhum comentário:

Postar um comentário