Cursos

ATENÇÃO ESTUDANTES DE PSICOPEDAGOGIA E PSICOPEDAGOGOS!


Em janeiro de 2017 a Psicopedagoga Andréa Delfin e sua equipe  promoverá um encontro na Clínica INASPE para apresentar e discutir sobre algumas técnicas e ferramentas de avaliação e intervenção utilizadas no dia-a-dia da clínica psicopedagógica. Todo o conteúdo ministrado terá enfoque na neurociências.

Data: 28 de janeiro de 2017 (sábado)

Horário: 9h às 17h

Investimento: 180,00 – Inscrições até o dia 20 de janeiro (sexta-feira).

Vagas: 20

Endereço: Rua Barretos, 770 (travessa da Rua do Oratório)
Alto da Mooca
Próximo ao Hospital São Cristóvão
Fazer sua inscrição pelo telefone: 2021.2563, whatssap: 97336.8337  ou por email: contato@inaspe.com.br

Obs: Todos os instrumentos são de rastreio e uso não restrito.

Programa  de  prática  psicopedagógica  com supervisão:



A contribuição da prática supervisionada nos cursos de formação de psicopedagogos é inegável, pois além de promover um contato direto com a área  psicopedagógica, contribui para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática.

O  objetivo  do  programa é vivenciar  a  prática psicopedagógica clínica, seus desafios,  nuances tanto no diagnóstico  como intervenção, sempre respeitando as diretrizes do código de ética  do  psicopedagogo.



Como é realizado o programa?



O programa é realizado num  período de 12  meses  da seguinte forma:



1-      Atendimento

O atendimento será realizado semanalmente no ambiente da Clinica ou outro local adequado para os atendimentos. O psicopedagogo assumirá  2 casos.



Obs: A  própria clínica fará a prospecção dessas crianças/adolescentes.

            Estes atendimentos são computados como sendo 2 horas por semana, 8 horas      mês, durante 12 meses = 96h



2-      Supervisão (individual)

            O psicopedagogo terá 1 hora de supervisão.

            Estas orientações são computadas como sendo 1 hora por semana, 4 horas por     mês, durante 12 meses = 48h



3-      Elaboração de relatórios e prontuários

O estagiário terá 16h para elaboração de relatórios e prontuários.



 Total do Programa de orientação e supervisão: 160 horas

PALESTRAS E CURSOS:


Tema: "Comunicação Construtiva entre pais e filhos"

Docente: Psicóloga Thaís Ferraz Heras e  Psicopedagoga Andréa Preto

Público Alvo: Pais

Duração: 2 horas

Objetivo Geral: Auxiliar pais e  responsáveis para que mantenham um relacionamento de qualidade com filhos auxiliando-os no dia-a-dia, inclusive no contexto escolar.

Descrição: A  palestra abordará orientações  e técnicas para que os responsáveis consigam incentivar o filho a ter limites, cooperar e ter autonomia; Orientações  sobre  como incentivar e motivar o aprendizado em momentos da lição de casa, estudo e leitura. Os pais terão  oportunidade de  treinar essas técnicas e  por fim um momento  de reflexão.





Entendendo e atuando com o TDA/H

Docente: Profa. Especialista Andréa Preto

Público alvo: Professores da Educação Infantil, Fundamental e Médio, Psicopedagogos, coordenadores e estudantes do curso de pedagogia.

Carga horária: 2h

Release: É abordado neste curso definição de TDAH (segundo DSM 5), quais são os tipos e sintomas de cada um. Como trabalhar com crianças que tem TDA/H, medicalização, estudo de caso e principais comorbidades ou co-ocorrências nos casos de crianças com TDA/H.






Entendendo e atuando com a dislexia

Docente: Profa. Ms. Andréa Delfin

Público alvo: Professores da Educação Infantil, Fundamental e Médio, Psicopedagogos, coordenadores e estudantes do curso de pedagogia.

Carga horária: 2h

Release: É abordado neste curso a definição de Dislexia, quais são os tipos de dislexia. Como identificar e encaminhar um disléxico. Orientações aos professores de como trabalhar com alunos disléxicos. A importância da equipe multidisciplinar para o diagnóstico de dislexia.






Palestra Motivacional

Palestrante: Profa. Ms. Andréa Soares Delfin

Público alvo: Todos os funcionários da escola/empresa

Carga horária: 2h

Release: É abordado nesta palestra definição de “motivação”, diferença entre  inteligente e o motivado, exemplos e passos para motivação.








A importância do lúdico na aprendizagem

Docente: Profa. Ms. Andréa Soares Delfin

Público alvo: Professores da Educação Infantil e Fundamental I, Psicopedagogos, coordenadores e estudantes do curso de pedagogia.

Carga horária: 2h

Release: Nesta palestra é abordada a origem da palavra lúdico, levantamento estatístico da realidade do brincar de nossas crianças, reflexão do brincar na escola e o desenvolvimento das estruturas mentais no brincar, segundo Piaget.






Adolescente x aprendizagem – O cérebro em transformação

Docente: Profa. Ms. Andréa Soares Delfin

Público alvo: Professores e coordenadores do Fundamental II e Médio

Carga horária: 2h

Release: O foco desta palestra é orientar os profissionais da educação a compreender as questões psicológicas e neurológicas do adolescente. Orientação de como funciona seu cérebro do adolescente e como melhor aprende. É apresentado um breve estudo de caso.






Palestra sobre dificuldades de aprendizagem

Docente: Profa. Ms. Andréa Soares Delfin

Público alvo: Professores e coordenadores da educação infantil, Ensino fundamental I, II e Médio

Carga horária: 2h

Release: Nesta palestra é trabalhado o olhar do professor para as dificuldades de aprendizagem. O professor tem mania de rotular o aluno de "indisciplinado",  "lento", "ativo" e não entende que estas questões são o resultado de uma situação problema. Orientação e compreensão das áreas: orgânica, pedagógica, social/emocional e cognitiva. Apresentação de um estudo de caso.






Bandeiras vermelhas na aprendizagem

Docente: Profa. Ms. Andréa Soares Delfin

Público alvo: Professores da Educação Infantil e Fundamental I, Psicopedagogos, coordenadores e estudantes do curso de pedagogia.

Carga horária: 2h

Release: Esta palestra tem o objetivo de orientar os profissionais da educação em relação às “Red flags” – bandeiras vermelhas na aprendizagem que podem dar pistas de dificuldades de aprendizagem desde os primeiros anos da educação Infantil. Orientação nas áreas: psicomotoras, cognitiva (incluindo linguagem e fala) e psicológica.






Excelência no atendimento

Palestrante: Ms Andréa Soares Delfin

Público Alvo: Todos os funcionários da empresa/Colégio

Carga horária: 2 h

Release: Nesta palestra é abordado: ética profissional, postura profissional e relacionamento interpessoal.

Obs: Existe a possibilidade de incluir e trabalhar o regimento interno da escola/empresa de forma dinâmica, para tal trabalho, será acrescentado mais 2 horas de palestra (aproximadamente).





 Inteligência emocional 
Docente: Psicóloga Clínica - Andréa Marcelo dos Santos Spadoni 
Público alvo: Professores de Educação Infantil, Ensino fundamental I e II e médio. 
Carga horária: 2h 
Release: Abordagem do controle das emoções que são fundamentais para o desenvolvimento da inteligência emocional dos indivíduos. Alfabetização emocional como prevenção e correlação com o cotidiano nas salas de aula. 
                 

  
Adolescentes: do amor ao limite  
Docente: Psicóloga Clínica - Andréa Marcelo dos Santos Spadoni 
Público alvo: Pais, Professores de Educação Infantil, Ensino fundamental I e II e médio. 
Carga horária: 2 h 
Release: Um jeito diferente de olhar para a nova geração de crianças que se tornam adolescentes pedindo limite e amor. Gerações diferentes (gerações "X", "Y", "Z" e "M") que devem descobrir, juntas, as melhores maneiras de estabelecer uma convivência saudável e feliz.  
                 






Análise do desenho infantil
Docente: Dra. Ìtale Cericato
Público alvo: coordenadores e professores de educação infantil e ensino fundamental de instituições públicas e privadas. Estudantes de pedagogia. Profissionais e estudantes da área de psicopedagogia.
Duração: 06 horas
Release: Este curso, de caráter essencialmente prático, tem por objetivo fornecer subsídios para que o professor compreenda e analise o desenho infantil em uma perspectiva cognitiva, melhorando assim sua prática pedagógica.

Conteúdo programático:
·                 Função cognitiva do desenho na infância
·                 Etapas de desenvolvimento do desenho infantil
·                 Os aspectos cognitivos do desenho infantil
·                 O desenho infantil e o processo de alfabetização
·                 Oficina de análise de desenhos infantis


Jogo de regra no contexto pedagógico
Docente: Dra. Ìtale Cericato
Duração: 06 horas
Público alvo: coordenadores e professores de educação infantil, ensino fundamental e médio de instituições públicas e privadas. Estudantes de pedagogia. Profissionais e estudantes da área de psicopedagogia.
Release: É essencial aos profissionais que atuam com a educação de crianças e adolescentes que compreendam a importância do brincar para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (atenção, concentração, imaginação, percepção, pensamento, linguagem) – essenciais para o aprendizado de qualquer conteúdo escolar. O jogo de regra, em especial, é um importante facilitador do processo de desenvolvimento dessas funções podendo ser utilizado tanto no contexto escolar quanto da clinica psicopedagógica a fim de potencializar novas aprendizagens para a criança.
Ao realizar este curso, o educador estará em condições mais favoráveis para atuar na medicação e estimulação dos processos de aprendizagem infantil potencializando o alcance de suas intervenções pedagógicas.



Conteúdo programático:
·                 A importância do jogo na escola
·                 O papel do jogo no desenvolvimento infantil
·                 O jogo como facilitador da aprendizagem escolar
·                 Oficina com jogos de regras (jogos com cartas, jogos de tabuleiro, jogos de percurso, jogos de senha, jogos com o corpo, jogos comerciais)

As relações entre psicomotricidade e aprendizagem da leitura, escrita e matemática
Docente: Dra. Ìtale Cericato
Público alvo: coordenadores e professores de educação infantil, ensino fundamental e médio de instituições públicas e privadas. Estudantes de pedagogia. Profissionais e estudantes da área de psicopedagogia.
Duração: 06 horas
Release: Ler, escrever e contar, ações complexas, cujo aprendizado está intimamente relacionado ao desenvolvimento da motricidade. Mas de que forma estas relações se estabelecem? É possível prevenir um distúrbio de aprendizagem em leitura, escrita e matemática? Qual a importância das atividades motoras no cotidiano escolar? Essas são algumas das discussões realizadas durante este curso que tem por objetivo permitir ao professor a criação de um projeto de ensino que busque integrar os diversos campos funcionais que compõem o desenvolvimento da criança, facilitando assim o processo ensino aprendizagem.
Conteúdo programático:
·                 O que é psicomotricidade
·                 Elementos do desenvolvimento psicomotor
·                 Relações entre psicomotricidade, leitura, escrita e matemática
·                 Estimulação psicomotora na escola



A importância da  rotina para  o  desempenho  escolar 
Docentes: Profas. Especialistas Vanessa  Ciangoli e Eliane Blazys 
Público alvo:  Pais da  Educação  Infantil  ao Ensino  Médio 
Carga horária: 2h 
Release: O que é considerado rotina? Como  elaborar uma rotina? Consequências da rotina mal estruturada. A  importância da rotina no  desenvolvimento da crianças e  adolescentes para auxiliar as áreas  social, pedagógica, cognitiva e  afetiva. 



Histórias infantis como recurso para a inclusão escolar
Docente: Dra. Ìtale Cericato
Público alvo: coordenadores e professores de educação infantil e ensino fundamental de instituições públicas e privadas. Estudantes de pedagogia. Profissionais e estudantes da área de psicopedagogia.
Duração: 06 horas
Descrição: As histórias infantis constituem-se instrumento privilegiado para a formação de valores, regras e condutas humanas que, no caso específico das situações que envolvem a discussão sobre inclusão escolar, podem contribuir para corroborar as atitudes, os preconceitos e os estigmas existentes em relação às pessoas com deficiência.
Neste curso utilizamos alguns clássicos da literatura infanto-juvenil para refletir sobre os mecanismos de defesa psicológicos presentes na relação com o diferente. A atividade é realizada em dois momentos: o primeiro composto por uma discussão teórica e o segundo vivencial por meio da análise de histórias previamente selecionadas. 
A atividade permitirá ao educador criar um projeto de ensino que lhe possibilite ter recursos para discutir o tema da inclusão escolar com seus alunos.

Conteúdo programático:
·                 Preconceitos, estereótipos e estigmas presentes na relação com o diferente
·                 Discutindo inclusão escolar
·                 Revisitando os clássicos infantis com vistas à inclusão escolar
·                 Oficina de histórias infantis



Técnica da caixa de areia como auxílio no processo de aprendizagem
Docente: Fisioterapeuta Valéria Gomes e Profa. Mestre Andréa Delfin
Público alvo: coordenadores e  professores de Educação  Infantil e  Fundamental I
Duração:  8 horas
Descrição:  Neste curso os professores terão conhecimento  da história da caixa de  areia, a  relação da  aprendizagem  e o uso da  caixa de   areia, parte  funcional do cérebro e cognição e  ato  motor. Estudo de caso  de escolares na caixa  de areia  e vídeos demonstrando a  prática.


Autocontrole – tenha domínio de suas emoções.
Docente: Psicóloga Thaís Ferraz
Duração:  2  horas
Público  alvo: Coordenadores, professores  e equipe  de  apoio
Objetivo Geral:  Oferecer Técnicas e soluções para o uso do Autocontrole no ambiente profissional.
Justificativa: a importância de administrar as emoções principalmente no ambiente profissional de forma inteligente prevenindo doenças e aumentando o bem estar físico e emocional do professor.
ü  Emoções – quais as principais, sua importância e como funcionam.
ü  Atitudes e pensamentos que atrapalham o controle emocional.
ü  Quais as crenças que ativam suas emoções de forma negativa?
ü  Como administrar as emoções no ambiente profissional.
ü  Técnicas e soluções para o uso da Inteligência Emocional e o controle da raiva e ansiedade.



Saúde/treinamento vocal para professores.
Docente: Fonoaudióloga  Aline Pereira Silva 
Público alvo: Professores
Duração:  2  horas
Objetivo Geral: Orientações sobre mitos e verdades dos cuidados que devem ser tomados com a voz, tratamento e prevenção de patologias vocais que podem ser causadas por uso inadequado da mesma.
Justificativa: O principal instrumento de trabalho do professor é a voz, por este motivo é necessário que haja um conhecimento maior da anatomofisiologia da produção vocal, assim como dos cuidados necessários que previnem possíveis patologias.



Atraso na aquisição da fala e linguagem. Quando indicar meu aluno?
Docente: Fonoaudióloga  Aline Pereira Silva 
Público  Alvo: Professores
Duração:  2  horas
Objetivo Geral: Auxiliar professores da educação infantil no conhecimento do desenvolvimento da fala e linguagem, orientando assim o momento certo e em quais situações devem indicar que os pais procurem auxílio fonoaudiológico.
Justificativa: É na educação infantil que a criança se encontra no período de aquisição da fala e quando o assunto é atraso, toda intervenção deve ser feita o quanto antes. Por este motivo é de extrema importância que os professores desta área estejam devidamente capacitados para detectar possíveis atrasos e orientar a família a procurar avaliação de um fonoaudiólogo (a) quando a mesma se fizer necessária.
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Trocas na fala, dificuldades na escrita e leitura e sua relação com o processamento auditivo.
Docente: Fonoaudióloga  Aline Pereira Silva 
Público  Alvo: Professores
Duração:  2  horas
Objetivo Geral: Auxiliar professores a entender as diferentes naturezas de trocas feitas na fala e escrita, assim como entender suas possíveis causas e a importância da avaliação do processamento auditivo neste processo.
Justificativa: Há diversos tipos de trocas cometidas na fala/escrita e algumas delas, podem estar ligadas a alterações nas habilidades do processamento auditivo central. Portanto é necessário que os professores entendam a ligação entre esses assuntos e saibam quais caminhos devem percorrer para auxiliar a criança.
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Desenvolvimento infantil na visão fonoaudiológica: Fala, audição e musculatura orofacial.
Docente: Fonoaudióloga  Aline Pereira Silva 
Público  Alvo: Professores
Duração:  2  horas
Objetivo Geral: Auxiliar pais a entenderem o período de aquisição da fala e oferecer estratégias que estimulem o desenvolvimento da musculatura orofacial, audição e fala de seus filhos.
Justificativa: O uso de chupeta, mamadeira e a alimentação oferecida para os bebês, têm ligação direta com o desenvolvimento da musculatura orofacial e consequentemente, da fala. Portanto é necessário que os pais entendam essa ligação e estimulem seus filhos de maneira correta, prevenindo assim, possíveis alterações/atrasos.



Como lidar com a  inclusão  e os transtornos  de  aprendizagem e   comportamental
Docente:  Andréa Soares Delfin, Andréa Preto  e  Vanessa Ciangoli
Público  alvo: Professores,  coordenadores,  orientadores pedagógicos
Duração: 4 horas
Descrição:  Esta palestra aborda as  leis  de  inclusão, a  importância do laudo e como  lidar com  os principais transtornos.






Segue mini-currículo:



Profa. Ms. Andréa Soares Delfin

Mestre em Políticas Públicas de Educação pela Universidade da Cidade de São Paulo/Brasil. Especialista em psicopedagogia e neuroaprendizagem. Graduada em pedagogia pela Universidade da Cidade de São Paulo/Brasil. Professora de pós-graduação Lato sensu – curso de Psicopedagogia. Gestora de projetos do INRI - Instituto Nacional de Renovação Integrado, uma organização não-governamental com sede em São Paulo/Brasil, psicopedagoga clínica. Experiência de 22 anos na área da educação, atuando diretamente com Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e na formação de professores. Experiência em monitorar e atuar em projetos com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo/Brasil, Consulado da Alemanha, empresas privadas de reconhecimento nacional, Secretaria de Educação do Município de Cacuaco/Luanda. Palestrante de congressos, simpósios na área da educação e saúde desenvolvendo palestras no Brasil, Moçambique e Luanda.



Profa.  Dra. Itale Cericato

É psicóloga, especialista em Ensino para Compreensão pela Universidade Cidade de São Paulo (2010), mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos (2006) e doutora em Psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010).

É docente em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Educação e Saúde em diversas instituições de ensino. Possui experiência na educação básica e superior das redes pública e particular. 

Já ministrou cursos em vários municípios pelo Brasil por meio de parcerias firmadas com prefeituras para formação dos professores da rede. Apresentou palestras em congressos nacionais e internacionais.

Seus trabalhos de pesquisa centram-se na área de Psicologia da educação, com destaque aos processos psicossociais do desenvolvimento humano, ao ensino e à aprendizagem e formação de professores. Algumas de suas pesquisas estão publicadas em periódicos de renomada expressão nacional. É coautora dos livros Os desafios da docência na formação de professores (Scortecci, 2012), Docência no cenário do ensino para compreensão, Desempenhos de compreensão, e Metas de compreensão, todos pela editora da Universidade Cidade de São Paulo (2009). É autora do livro Intervenção psicopedagógica clínica (Iesde Brasil, 2008), obra indicada como referência bibliográfica para diversos concursos públicos da área.





Psicóloga Thaís Ferraz

Psicóloga e Orientadora Educacional Especialista em Psicologia Clínica e Terapia Cognitiva - Graduada pela Universidade São Marcos e Pós- Graduada no Instituto de Terapia Cognitiva e em Gestão Educacional pela UNIFAI.

Membro da equipe interdisciplinar do Instituto Nacional de Renovação Integrado (INRI.), como Psicóloga Clínica realizando psicodiagnósticos, atendimentos, orientações e palestras a pais e escolas (professores, coordenadores e diretores).



Profa.  Eliane Blazys

Graduada em Pedagogia e pós graduada pela Faculdade UNIFAI, Psicopedagoga clínica do  Instituto Nacional de Renovação Integrado.



Fonoaudióloga  Aline Pereira Silva 

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de São Paulo  e Pós-graduada em Neuroaprendizagem. 

 Atua em clínicas e instituições para crianças com necessidades especiais e possui experiência em Déficit Intelectual e avaliações em equipe interdisciplinar.  

Membro da equipe interdisciplinar do INRI (Instituto de Renovação Integrado).

Oferece orientações e palestras a pais, professores e escolas.







Profa. Vanessa  Ciangoli

Graduada  em  Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e Pós Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Nove de Julho.

Membro  da Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Professora com  experiência na Educação Infantil e  Ensino Fundamental. Professora Substituta  de Pós Graduação do Centro Universitário Assunção. É psicopedagoga clínica atuando em equipe interdisciplinar no  Instituto Nacional  de Renovação  Integrado.



Profa. Andréa Marcelo dos Santos Spadoni 

Psicóloga Clínica e Escolar, graduada em psicologia pela Universidade de  Guarulhos, Terapeuta Cognitiva Comportamental. Experiência em atendimento de crianças,  jovens e  adultos. Experiência em  orientação  vocacional. Palestrante e terapeuta do Instituto Nacional de  Renovação Integrado.



Profa. Especialista Andréa Preto

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI.

Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Professora e Pedagoga com mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado na rede Pública Estadual e Privada.  Atualmente, atua com atendimento particular em consultório, membro da  equipe multi/interdisciplinar do Instituto Nacional de Renovação Integrado (INRI) e do Instituto Nacional de  Atendimento  em  Saúde,  Pesquisa  e  Educação (INASPE) como Psicopedagoga Clínica e  também desenvolve projetos com a metodologia RTI (Response  to  intervention).



Informações sobre valores, ligar na Clínica INASPE:
Telefone: 2021.2563
WhatsApp: 97336.8337
ou pelo email: andrea.delfin@inaspe.com.br