ATENÇÃO ESTUDANTES DE PSICOPEDAGOGIA E PSICOPEDAGOGOS!
Em janeiro de 2017 a Psicopedagoga Andréa Delfin e sua equipe promoverá um encontro na Clínica INASPE para apresentar e discutir sobre algumas técnicas e ferramentas de avaliação e intervenção utilizadas no dia-a-dia da clínica psicopedagógica. Todo o conteúdo ministrado terá enfoque na neurociências.
Data: 28 de janeiro de 2017 (sábado)
Horário: 9h às 17h
Investimento: 180,00 – Inscrições até o dia 20 de janeiro (sexta-feira).
Vagas: 20
Endereço: Rua Barretos, 770 (travessa da Rua do Oratório)
Alto da Mooca
Próximo ao Hospital São Cristóvão
Fazer sua inscrição pelo telefone: 2021.2563, whatssap: 97336.8337 ou por email: contato@inaspe.com.br
Obs: Todos os instrumentos são de rastreio e uso não restrito.
Programa de prática psicopedagógica com supervisão:
A
contribuição da prática supervisionada nos cursos de formação de psicopedagogos
é inegável, pois além de promover um contato direto com a área psicopedagógica, contribui para uma
inter-relação entre os componentes curriculares e a prática.
O
objetivo do programa é vivenciar a
prática psicopedagógica clínica, seus desafios, nuances tanto no diagnóstico como intervenção, sempre respeitando as
diretrizes do código de ética do psicopedagogo.
Como é realizado o programa?
O programa é realizado num
período de 12 meses da seguinte forma:
1-
Atendimento
O atendimento
será realizado semanalmente no ambiente da Clinica ou outro local adequado para os atendimentos. O psicopedagogo assumirá 2 casos.
Obs: A própria clínica fará a prospecção dessas crianças/adolescentes.
Estes
atendimentos são computados como sendo 2 horas por semana, 8 horas mês, durante 12 meses = 96h
2-
Supervisão
(individual)
O
psicopedagogo terá 1 hora de supervisão.
Estas
orientações são computadas como sendo 1 hora por semana, 4 horas por mês, durante 12 meses = 48h
3-
Elaboração
de relatórios e prontuários
O estagiário
terá 16h para elaboração de
relatórios e prontuários.
Total do Programa de orientação
e supervisão: 160 horas
PALESTRAS E CURSOS:
PALESTRAS E CURSOS:
Tema: "Comunicação Construtiva entre pais e filhos"
Docente: Psicóloga Thaís Ferraz Heras
e Psicopedagoga Andréa Preto
Público Alvo: Pais
Duração: 2 horas
Objetivo Geral: Auxiliar pais e responsáveis para que mantenham um
relacionamento de qualidade com filhos auxiliando-os no dia-a-dia, inclusive no
contexto escolar.
Descrição: A palestra abordará orientações e técnicas para que os responsáveis consigam
incentivar o filho a ter limites, cooperar e ter autonomia; Orientações sobre como incentivar e motivar o aprendizado em
momentos da lição de casa, estudo e leitura. Os pais terão oportunidade de treinar essas técnicas e por fim um momento de reflexão.
Entendendo e atuando com o
TDA/H
Docente: Profa. Especialista
Andréa Preto
Público alvo: Professores da
Educação Infantil, Fundamental e Médio, Psicopedagogos, coordenadores e
estudantes do curso de pedagogia.
Carga horária: 2h
Release: É abordado neste curso
definição de TDAH (segundo DSM 5), quais são os tipos e sintomas de cada um.
Como trabalhar com crianças que tem TDA/H, medicalização, estudo de caso e
principais comorbidades ou co-ocorrências nos casos de crianças com TDA/H.
Entendendo e atuando com a
dislexia
Docente: Profa. Ms. Andréa Delfin
Público alvo: Professores da
Educação Infantil, Fundamental e Médio, Psicopedagogos, coordenadores e
estudantes do curso de pedagogia.
Carga horária: 2h
Release: É abordado neste curso a
definição de Dislexia, quais são os tipos de dislexia. Como identificar e
encaminhar um disléxico. Orientações aos professores de como trabalhar com
alunos disléxicos. A importância da equipe multidisciplinar para o diagnóstico
de dislexia.
Palestra Motivacional
Palestrante: Profa. Ms. Andréa
Soares Delfin
Público alvo: Todos os
funcionários da escola/empresa
Carga horária: 2h
Release: É abordado nesta
palestra definição de “motivação”, diferença entre inteligente e o motivado, exemplos e passos
para motivação.
A importância do lúdico na
aprendizagem
Docente: Profa. Ms. Andréa Soares
Delfin
Público alvo: Professores da
Educação Infantil e Fundamental I, Psicopedagogos, coordenadores e estudantes
do curso de pedagogia.
Carga horária: 2h
Release: Nesta palestra é
abordada a origem da palavra lúdico, levantamento estatístico da realidade do
brincar de nossas crianças, reflexão do brincar na escola e o desenvolvimento
das estruturas mentais no brincar, segundo Piaget.
Adolescente x aprendizagem – O
cérebro em transformação
Docente: Profa. Ms. Andréa Soares
Delfin
Público alvo: Professores e
coordenadores do Fundamental II e Médio
Carga horária: 2h
Release: O foco desta palestra é
orientar os profissionais da educação a compreender as questões psicológicas e
neurológicas do adolescente. Orientação de como funciona seu cérebro do
adolescente e como melhor aprende. É apresentado um breve estudo de caso.
Palestra sobre dificuldades de
aprendizagem
Docente: Profa. Ms. Andréa Soares
Delfin
Público alvo: Professores e
coordenadores da educação infantil, Ensino fundamental I, II e Médio
Carga horária: 2h
Release: Nesta palestra é
trabalhado o olhar do professor para as dificuldades de aprendizagem. O
professor tem mania de rotular o aluno de "indisciplinado", "lento", "ativo" e não
entende que estas questões são o resultado de uma situação problema. Orientação
e compreensão das áreas: orgânica, pedagógica, social/emocional e cognitiva.
Apresentação de um estudo de caso.
Bandeiras vermelhas na
aprendizagem
Docente: Profa. Ms. Andréa Soares
Delfin
Público alvo: Professores da
Educação Infantil e Fundamental I, Psicopedagogos, coordenadores e estudantes
do curso de pedagogia.
Carga horária: 2h
Release: Esta palestra tem o
objetivo de orientar os profissionais da educação em relação às “Red flags” – bandeiras vermelhas na
aprendizagem que podem dar pistas de dificuldades de aprendizagem desde os
primeiros anos da educação Infantil. Orientação nas áreas: psicomotoras,
cognitiva (incluindo linguagem e fala) e psicológica.
Excelência no atendimento
Palestrante: Ms Andréa Soares
Delfin
Público Alvo: Todos os
funcionários da empresa/Colégio
Carga horária: 2 h
Release: Nesta palestra é
abordado: ética profissional, postura profissional e relacionamento
interpessoal.
Obs: Existe a possibilidade de incluir e trabalhar o regimento interno
da escola/empresa de forma dinâmica, para tal trabalho, será acrescentado mais
2 horas de palestra (aproximadamente).
Segue mini-currículo:
Profa.
Ms. Andréa Soares Delfin
Mestre em Políticas Públicas de Educação pela Universidade da
Cidade de São Paulo/Brasil. Especialista em psicopedagogia e neuroaprendizagem.
Graduada em pedagogia pela Universidade da Cidade de São Paulo/Brasil.
Professora de pós-graduação Lato sensu – curso de Psicopedagogia. Gestora de
projetos do INRI - Instituto Nacional de Renovação Integrado, uma organização
não-governamental com sede em São Paulo/Brasil, psicopedagoga clínica.
Experiência de 22 anos na área da educação, atuando diretamente com Educação
Infantil, Ensino Fundamental, Médio e na formação de professores. Experiência em monitorar e atuar em
projetos com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria da Cultura
do Estado de São Paulo/Brasil, Consulado da Alemanha, empresas privadas de
reconhecimento nacional, Secretaria de Educação do Município de Cacuaco/Luanda.
Palestrante de congressos, simpósios na área da educação e saúde desenvolvendo
palestras no Brasil, Moçambique e Luanda.
Profa. Dra. Itale
Cericato
É psicóloga, especialista em Ensino para
Compreensão pela Universidade Cidade de São Paulo (2010), mestre em Psicologia
pela Universidade São Marcos (2006) e doutora em Psicologia da educação pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010).
É docente em
cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Educação e Saúde em diversas
instituições de ensino. Possui experiência na educação básica e superior das
redes pública e particular.
Já ministrou cursos em vários municípios pelo Brasil por meio de
parcerias firmadas com prefeituras para formação dos professores da rede.
Apresentou palestras em congressos nacionais e internacionais.
Seus
trabalhos de pesquisa centram-se na área de Psicologia da educação, com
destaque aos processos psicossociais do desenvolvimento humano, ao ensino e à
aprendizagem e formação de professores. Algumas de suas pesquisas estão
publicadas em periódicos de renomada expressão nacional. É coautora dos livros Os desafios da docência na formação de
professores (Scortecci, 2012), Docência
no cenário do ensino para compreensão, Desempenhos de compreensão, e Metas de compreensão, todos pela editora
da Universidade Cidade de São Paulo (2009). É autora do livro Intervenção psicopedagógica clínica
(Iesde Brasil, 2008), obra indicada como referência bibliográfica para diversos
concursos públicos da área.
Psicóloga Thaís
Ferraz
Psicóloga
e Orientadora Educacional Especialista em Psicologia Clínica e Terapia
Cognitiva - Graduada pela Universidade São Marcos e Pós- Graduada no Instituto
de Terapia Cognitiva e em Gestão Educacional pela UNIFAI.
Membro
da equipe interdisciplinar do Instituto Nacional de Renovação Integrado
(INRI.), como Psicóloga Clínica realizando psicodiagnósticos, atendimentos,
orientações e palestras a pais e escolas (professores, coordenadores e
diretores).
Profa. Eliane Blazys
Graduada em Pedagogia e pós graduada
pela Faculdade UNIFAI, Psicopedagoga clínica do
Instituto Nacional de Renovação Integrado.
Fonoaudióloga Aline Pereira Silva
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de
São Paulo e Pós-graduada em Neuroaprendizagem.
Atua em clínicas e instituições para crianças com necessidades
especiais e possui experiência em Déficit Intelectual e avaliações em equipe
interdisciplinar.
Membro da equipe interdisciplinar do INRI (Instituto de
Renovação Integrado).
Oferece orientações e palestras a pais, professores e
escolas.
Profa.
Vanessa Ciangoli
Graduada
em Pedagogia pela Universidade
Luterana do Brasil e Pós Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Nove de
Julho.
Membro
da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Professora com experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Professora
Substituta de Pós Graduação do Centro
Universitário Assunção. É psicopedagoga clínica atuando em equipe
interdisciplinar no Instituto Nacional de Renovação
Integrado.
Profa. Andréa Marcelo dos Santos Spadoni
Psicóloga Clínica e Escolar, graduada em psicologia pela Universidade
de Guarulhos, Terapeuta Cognitiva
Comportamental. Experiência em atendimento de crianças, jovens e
adultos. Experiência em
orientação vocacional.
Palestrante e terapeuta do Instituto Nacional de Renovação Integrado.
Profa. Especialista Andréa Preto
Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e
Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI.
Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Professora e
Pedagoga com mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado na rede Pública
Estadual e Privada. Atualmente,
atua com atendimento particular em consultório, membro da equipe multi/interdisciplinar do Instituto
Nacional de Renovação Integrado (INRI) e do Instituto Nacional de Atendimento
em Saúde, Pesquisa
e Educação (INASPE) como
Psicopedagoga Clínica e também
desenvolve projetos com a metodologia RTI (Response to
intervention).
Informações sobre valores, ligar na Clínica INASPE:
Telefone: 2021.2563
WhatsApp: 97336.8337
ou pelo email: andrea.delfin@inaspe.com.br