quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Seu filho está indo mal na escola? E agora?



Esta é uma pergunta muito comum que os pais fazem e é lógico que toda pergunta é resultado de uma reflexão que merece cuidado e atenção, principalmente, quando falamos do maior bem que temos: nossos filhos.

Se você está percebendo que seu filho não está indo bem na escola, é porque existe alguma coisa que precisa ser ajustada, por isso é importante investigar para verificar se não é algo mais sério.

Vamos refletir sobre algumas questões que podem estar impedindo ou interferindo na aprendizagem dele:

Questões orgânicas: Para que a criança consiga internalizar a aprendizagem e estimulações oferecidas adequadamente, é preciso que o organismo físico esteja saudável.  Por isso, é importante verificar a visão e audição da criança, pois se ele não está enxergando e ouvindo bem, certamente, terá dificuldades em aprender. Problemas físicos, questões hereditárias, anemia, desordens sensoriais, problemas advindos de alterações e lesões cerebrais, dentre outros, podem ser fortes indicativos de dificuldades na aprendizagem ou de possíveis transtornos.

Questões pedagógicas: Muitas vezes a metodologia da escola não se encaixa com a forma que seu filho aprende. Ele pode não estar adaptado a tais estratégias pedagógicas, podendo achá-las desinteressantes, ou até mesmo, além de suas possibilidades. Temos o costume de dizer que metodologia de ensino é como uma luva, ela precisa ter o tamanho da mão, se for de outra forma pode ter folgas ou ficar extremamente apertada impossibilitando o movimento normal.  Professores despreparados, currículo inadequado, falta de estrutura em sala, materiais inadequados, dentre outros, também podem atrapalhar o processo de aprendizagem.

Questões cognitivas: É importante investigar se a atenção, memória, percepção, pensamento e outras habilidades estão de acordo com o esperado para a faixa etária de seu filho.  Por exemplo, para aprender, a “portinha da atenção deve estar aberta”, pois se ela não estiver, não será possível sedimentar a informação, assim como as demais habilidades precisam estar preservadas.

Questões emocionais: Envolvem sentimentos, afetos, emoções e motivações para aprender. Muitos estudos comprovam que para a aprendizagem acontecer é importante o sujeito estar bem emocionalmente, com os amigos, familiares e socialmente. Todo o histórico de vida dele faz uma grande diferença na hora de aprender. Quando ele se sente incapaz, quando  seu potencial é desmerecido por alguém  as chances de ser uma pessoa insegura no aprender é muito grande.

De qualquer forma, é de suma importância fazer uma investigação minuciosa, pois muitas vezes a dificuldade do seu filho pode ser sanada com uma simples adequação no estudo e/ou acompanhamento de um profissional especializado. Para cada área em questão existe um profissional qualificado.

Se você tem dúvida qual é a dificuldade do seu filho, procure um psicopedagogo.

O psicopedagogo irá fazer uma investigação para entender como seu filho aprende, o porquê está com dificuldades na escola e orientará a família sobre a necessidade de buscar outros profissionais.

Apenas um alerta: logo que perceber a dificuldade, não demore em agir. Um simples estímulo adequado pode mudar todo o rumo da conversa.

Abraços,


Andréa Soares Delfin
Mestre em Políticas Públicas de Educação
Especialista em Psicopedagogia e neuroaprendizagem
Professora Titular do Curso de Pós em Psicopedagogia
Neuropsicopedagoga clínica
ABPp: 12069
andrea.delfin@inaspe.com.br




Vanessa Ciangoli de Oliveira
Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional
ABPp: 00365
vanessaciangoli@hotmail.com




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